GELEIA DE JABUTICABA/receita

 Olá pessoal como vocês estão tudo beleza que tal aprender  uma deliciosa receita GELEIA DE JABUTICABA.

Essa geleia é um clássico das casas brasileiras e de toda culinária do brasil. Ela pode ser servido na mesa do café da manhã, espalhado no pão, mas também fica lindo no happy hour, com queijo, ou como sobremesa, com crepes.

GELEIA DE JABUTICABA


Para prepara essa deliciosa receita de GELEIA DE JABUTICABA você vai precisar dos seguintes ingredientes .

Ingredientes (para o GELEIA DE JABUTICABA)

1kg de jabuticaba( bem ao ponto nem verde e nem madura demais)

1 litro de água (fria)

1 xícara de açúcar granulado ( de boa qualidade)

preparando tudo :

em uma tigela, lave bem lavadas  as jabuticabas em água corrente.

Transfira as jabuticabas para uma panela grande de plástico , cubra com água e leve ao fogo alto. Quando levantar fervura, abaixe o fogo para médio e conte 15 minutos, mexendo de vez em quando, até a água ficar roxa e as jabuticabas murcharem e estourar - nesse tempo, use uma concha para retirar qualquer espuma que se forme na superfície.

Coloque uma peneira grande (ou coador de macarrão) sobre a tigela grande e coe a jabuticaba cozida, pressionando levemente de uma forma que saia todo seu suco com uma espátula para extrair toda a polpa e o líquido do cozimento. Mantenha um prato na geladeira - isso será usado para verificar a geléia.


Depois retorne o líquido de cozimento filtrado para a panela e adicione o açúcar. Misture com uma espátula de silicone e volte ao fogo alto. Assim que ferver, reduza o fogo para médio e cozinhe por cerca de 50 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula, até que o líquido comece a borbulhar e mudar de cor - fica com uma cor roxo-avermelhada profunda. Depois de espumar, conte por 1 minuto. Mergulhe a colher na panela e a geleia deve cobrir as costas da colher, criando uma camada muito brilhante na nuca.

Verificando:

 Com uma colher, coloque um pouco de geleia no canto do prato frio, incline-o levemente, a geleia deve escorrer. Devolva o prato à geladeira por mais um minuto, retire e pressione a geleia escorrida com as pontas dos dedos. A geleia deve ter a textura de um gel - a geleia de jabuticaba difere da geleia mais tradicional por escorrer o líquido da panela e endurecer bem depois esfriar. Se você tiver um termômetro, a geleia de jabuticaba deve chegar a 100°C.

Transfira a geleia para um pote de vidro ainda quente, deixe esfriar completamente e coloque na geladeira por pelo menos 24 horas antes de servir. Sirva frio com queijo, pão, bolos, crepes.


pode ser congelado

A gelatina pode ser congelada por até três meses. Descongele e leve à geladeira.

E prontinho a GELEIA DE JABUTICABA  comente abaixo como ficou a sua.

Postar um comentário

0 Comentários